As lutas da classe operária

As primeiras indústrias instaladas no Brasil foram em meados do século XIX, mas foi durante as primeiras décadas do século XX que a industrialização se acelerou. A ampliação do número de fábricas levou à expansão da classe operária, que passou a representar um novo segmento em luta no conjunto da sociedade brasileira.

No início do século XX, a doutrina que orientou o movimento operário brasileiro foi o anarquismo, com predomínio do anarcossindicalismo, que propõe a transformação social por meio das associações sindicais. Em 1906, foi realizado o Primeiro Congresso Operário Brasileiro. Dirigido pelos anarcossindicalistas, o Congresso determinou a criação da Confederação Operária Brasileira (COB).

Greve de 1917

Em junho de 1917 começou uma greve no setor têxtil da cidade de São Paulo. No início de julho, cerca de 6 mil trabalhadores já estavam parados, e o governador paulista ordenou a repressão policial ao movimento. No dia 9, os policiais atiraram contra uma passeata e um operário foi morto. Depois disso a greve generalizou-se, com a paralisação de mais de 70 mil operários.

Por causa das greves de 1917, o governo passou a aplicar rigorosamente uma lei de expulsão de estrangeiros, chamada, Lei Adolfo Gordo, de 1907: todo estrangeiro que se envolvesse em movimentos sociais era expulso do Brasil. A lei serviu de instrumento para enfraquecer a liderança anarquista, formada em grande parte por italianos e espanhóis.

Na foto, enterro do operário Martinez, em julho de 1917.

Estas foram lutas que envolveram milhares de trabalhadores, que conseguiram, em muitos casos, atingir os objetivos delineados, confirmando, mais uma vez, que sempre vale a pena ter confiança e lutar em pró da defesa e melhoria das condições de vida e de trabalho.

About @EddieJunks

FUCK THE SYSTEM
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s