Eleitor atento!

Neste domingo (dia 03/10/2010), todos os brasileiros irão votar, saiba qual é o seu principal papel como eleitor e confira algumas dicas.

No primeiro turno das eleições, serão seis votos: primeiro, para deputado estadual; depois para o deputado federal; em seguida, dois votos para senador; aí vem os votos para governador e presidente. No site do TSE você pode utilizar um simulador de urna e ter uma noção de como será feito.

Muitos eleitores costumam cometer erros, e muitas vezes por falta de atenção, vale lembrar que este ano é obrigatório levar além do título de eleitor um documento com foto, como a carteira de identidade, etc. Sem os dois, será impossível votar. Algumas dúvidas e até erros do eleitor, a própria urna eletrônica é capaz de resolver ou dar algum alerta, mas o eleitor precisa estar atento aos avisos, fotos e informações que aparecerem na tela da urna antes de fazer qualquer confirmação de voto.

Em 2010 votaremos duas vezes para senador. “O senador deve receber votos na pessoa dele, não no partido. Não cabe voto no partido”, explica Eliana Passarelli, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Também não será possível repetir candidato, se votarmos no mesmo candidato para o Senado, anula.

Votos na legenda serão apenas para deputado estadual e deputado federal.

Se você estiver, no dia da eleição, em uma cidade diferente da de seu domicílio eleitoral, deverá dirigir-se, com antecedência, a qualquer Cartório Eleitoral ou TRE para obtenção do formulário de requerimento de justificativa eleitoral; preenchê-lo corretamente, principalmente com o número do Título, e entregá-lo, no dia da eleição, em qualquer local de votação. Se você não formalizar a justificativa no dia da eleição através de um dos postos de justificativa, deverá comparecer ao seu Cartório Eleitoral, no prazo de 60 dias a contar da data da eleição, munido dos documentos que comprovem o motivo da ausência. Neste último caso, o eleitor preencherá no Cartório um requerimento dirigido ao Juiz e aguardará a resposta. O prazo de 60 dias é contado a partir de cada turno. Portanto, 1º e 2º turnos têm prazos diferentes.

O eleitor que não votar nem justificar sua ausência nos prazos determinados pela Justiça Eleitoral incorrerá em multa imposta pelo juiz eleitoral. Sem a prova de que votou, pagou multa ou de que se justificou devidamente, não poderá o eleitor inscrever-se em concurso público, obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. Se o eleitor deixar de votar em três eleições consecutivas, seu título será cancelado.

Pesquise, avalie, tire suas conclusões e faça com que seu voto seja um manifesto a respeito do que você realmente espera do Brasil. A votação será das 08:00 até as 17:00 horas, não deixe para a última hora e boa sorte!

About @EddieJunks

FUCK THE SYSTEM
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s