Cegueira Moral

Já escutei milhares de pessoas dizendo não ter nenhum tipo de preconceito. MENTIRA.

Não há coisa mais hipócrita que isso. Se você alguma vez já fez cara feia quando achou alguém um pouco diferente, pronto você também tem seus preconceitos.

E preconceito não é só racial, to falando de preconceito com pessoas que não são como você, que se vestem diferente, que se comportam diferente, que tem um nível de educação e social diferente do seu. Bem, esse com certeza é um dos piores, o preconceito social.

Não vou discutir nesse post os outros tipos de preconceito, pois acredito já ser duro o bastante ter que conviver com eles e assumir que brasileiro tem preconceito, sim.

Agora, o que não dá mesmo para admitir é que em um país onde a diferença social é tanta, e está sendo esfregada em nossa cara onde quer que olhemos se tenha Preconceito Social. Você exige mudanças, e não consegue nem mudar essa forma de pensar.

Pode acreditar, mas parte de todo esse preconceito social gera mais diferença social, é assim que se divide a sociedade em camadas. Então não é só culpa do governo, né? Você também não tem feito nada pra começar a mudar isso. A mudança sempre vem da base. E a base é a sociedade.

É mais comum do que se imagina que pessoas sejam discriminadas pela condição em que vivem. É sério. Se você não faz, com certeza conhece alguém que já comentou que fulano é da favela, não tem futuro, ou que fulano é “filhinho de papai” e não merece o que tem. E um monte de outras barbaridades ditas por aí.

Se a sociedade se classifica assim, fica muito difícil exigir mudanças, não é? E aí, é óbvio que um cara “jogado” de lado por ter menos vai também ter preconceito de quem tem mais, e vice-versa. Vivem sem se misturar. Um com medo do outro.

Vai imaginando isso acontecendo aos montes. Olha o tamanho da bola de neve que o preconceito social pode gerar. Culpa da responsabilidade por essa (in)diferença que acontece é de nós mesmos, que só conseguimos enxergar no outro os piores defeitos, sem nem se quer ter o interesse em saber o que se passa, quem ele é, o que faz…

Eu sei que isso não vai mudar de um dia pro outro, estamos passando por um profundo preconceito social. Um cara não pode ouvir rap, porque ele não vive naquela realidade, o outro não pode sei lá o que porque não tem conhecimento…blá blá…mas isso é assunto para um outro post.

“Prefiro ser um homem de paradoxos que um homem de preconceitos.” – Jean Jacques Rousseau


About @CarolContri

De médico, louco e revolucionário todo mundo tem um pouco!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

2 Responses to Cegueira Moral

  1. R. Makaron says:

    Triste época mais fácil desintegrar um átomo do que acabar com o preconceito [Albert Einstein]

    O post é duro e direto e nos faz pensar, muito bom precisamos de mais conciência de nós mesmos.

  2. Milton says:

    Triste época mais fácil desintegrar um átomo do que acabar com o preconceito [Albert Einstein] [2]

    É triste, mas devo concordar com td isso.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s